InsideOut: O nosso departamento de apoio social

Departamento de apoio social, que canaliza a vontade da comunidade em ajudar pessoas em situações de dificuldade em diversas áreas: Alimentação, vestuário, mobiliário, apoio jurídico, apoio clínico, apoio escolar, Campanha de Troca de Livros Escolares, etc. São algumas das áreas abrangidas de acordo com as solicitações e conforme a disponibilidade dos voluntários.

Em 2017 daremos inicio a 2 novas ações:

               i) uma virada essencialmente para a população Sénior:

Descrição:

Os idosos são portadores de um manancial de conhecimentos, como saberes ecológicos e experiências úteis, que devidamente aproveitados e transmitidos às gerações futuras, contribuindo para um mundo melhor e para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Pretendemos que os idosos sejam agentes dos seu próprio desenvolvimento, defendendo um envelhecimento ativo e produtivo, no sentido de lutar contra os sentimentos de inutilidade e falta de estima e respeito pela sua pessoa. É através do envolvimento intergeracional que fomentaremos a interação, cooperação, ou intercâmbio entre gerações, envolvendo a partilha de competências, conhecimentos e experiências que reforçam laços, entre idosos, famílias, crianças, jovens e adultos.

  • Objetivos:
  • Contribuir para evitar o isolamento e permitir a relação com a comunidade envolvente;
  • Fomentar a integração social dos idosos e a promoção e defesa dos seus direitos;
  • Facilitar o acesso a infraestruturas básicas: religiosas e de lazer, festivas, etc;
  • Facilitar o relacionamento comunitário e com pessoas de referência;
  • Proporcionar momentos de lazer/ocupação.

 

Atividades:

Companhia, promoção das relações afetivas; execução de pequenas tarefas: compras, recados, marcação de consultas; levantamento de receitas e medicação; realização de pequenas caminhadas/passeios (ao cabeleireiro, à igreja, ao mercado, a casa de vizinhos ou familiares); leitura, música, escrever cartas; aconselhar para a saúde; sinalização às instituições competentes de casos de negligencia.

As atividades poderão desenrolar-se no espaço multiusos do CCVA ou na residência do idoso. Inicialmente 1x por semana e de acordo com disponibilidade dos voluntários.

               ii) Outra em Parceria com o Serve the City - Projecto Crescer com Amigos:

Descrição:

A Serve the City é uma associação sem fins lucrativos que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas socialmente mais fragilizadas (pessoas-sem-abrigo, crianças e jovens fragilizados e seniors), através de uma rede de voluntariado que promove a solidariedade na Cidade. O CCVA vai tornar-se parceiro do Serve the City num projeto que está a ser implementado em várias escolas básicas de Lisboa.

Objetivos/Atividades:

O projeto “Crescer com Amigos” pretende prevenir o insucesso e abandono escolar de crianças em contextos socio-económicos vulneráveis que apresentam dificuldades comportamentais, sociais e emocionais. O projeto procura ajudar as crianças, em situação de vulnerabilidade, a refletir sobre as suas experiências, a desenvolver mais responsabilidade e a ajustar o seu comportamento através de sessões semanais de coaching (1 hora) durante o ano letivo. O coach desenvolve com a criança projetos práticos, deixando-a livre para se expressar e se divirtir, ao mesmo tempo que valida o seu desempenho. São trabalhadas questões emocionais, comportamentais e/ou relacionais, elaborando-se um diário, objetivos e estratégias práticas para o dia-a-dia da criança. Gradualmente promove-se também o envolvimento das famílias na vida das crianças, incentivando-as a ter uma relação mais próxima com a escola. É intenção do CCVA disponibilizar voluntários (Coachs) para que o projeto seja implementado numa escola básica da freguesia de Alvalade.

 

Sobre nós

Uma Igreja família que frutifica e implanta o Reino de Deus.

Agenda

Galeria

team1
team2
team3
team4
team5
team6
team7
team8
team9
Back to Top