Artigos

A Família

A Família

Conhecimento versus Descanso

"Vivemos em dias de modernidades, de exigências profissionais, de novos valores e de grandes desafios.
A correria do dia a dia, emprego, levar e buscar as crianças à escola, preparar refeições e ainda ter tempo de dedicação à família é um desafio cada vez maior e quase impossível para as famílias de todo o mundo e no final do dia, ficamos com uma leve impressão de que 24 horas não chegam...

Normalmente, as crianças passam o dia na escola (para quem tem filhos), os pais, passam o dia no trabalho, e o tempo de estarem juntos com qualidade tem sido cada vez mais escasso com a agravante de a maioria dos casais se dedicarem mais às redes sociais que aos filhos.
Podemos ver isso acontecer com alguma naturalidade, nos restaurantes, nas ruas, nas escolas, em casa e até mesmo dentro das igrejas. A distração com os telemóveis tem-se tornado uma doença perigosa, "roubando" todo e o pouco tempo disponível de dedicação à família e a Deus.
Os facilitismos modernos e a intolerância geram resultados catastróficos nas famílias: casamentos desfeitos (dentro e fora das igrejas), famílias desestruturadas, filhos crescendo sem atenção e disciplina, pais que não sabem lidar com os seus filhos e filhos despreparados para o mundo - o retrato de uma família longe dos preceitos de Deus.
As pessoas no geral, têm-se adaptado (e sem nenhuma resistência) a essa nova forma de vida.

A família é o plano de Deus desde a criação do mundo. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idónea para ele." (Gênesis 2:18)
Quando entendemos o propósito de Deus para a família e buscamos viver esse propósito, passamos a entender e praticar as atividades diárias de forma saudável e sem pôr em causa os valores importantes de um lar.
Buscar esse entendimento em Deus, abre portas para um novo começo. Permite olharmos para a família através da perspetiva bíblica.
Está escrito que, se ouvirmos a voz de Deus e a colocarmos no nosso coração e a ensinarmos aos nossos filhos, há promessas de Deus para nós, bençãos nos alcançarão.
Encontramos mandamentos para os pais...
"Ama o Senhor, o seu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam no teu coração. Ensina-as com persistência aos teus filhos " Deuteronómio 6.5-7.
E encontramos mandamentos para os filhos....."Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe". Provérbios 6:20

O amor de Deus por nós é tão grande que nos deixou uma direção, e essa direção está ao alcance de todos quantos O buscam... "Façam o que é justo e bom perante o Senhor, para que tudo lhes vá bem" (Deutorónimio 6:18)

Sabemos que as exigências atuais, vindo das várias esferas, afetam as nossas vidas e também daqueles que estão a nossa volta. Importa saber até que ponto estamos dispostos a lutar com as armas certas e não permitir que a nossa família faça parte desse labirinto que divide alianças e nos afasta do propósito de Deus.

Não permita que o cansaço, as lutas diárias e o pouco tempo disponível sufoque as suas emoções a ponto de defraudar o que tem de mais precioso - A sua Família. Cuide dela!"

Artigos

18 maio 2020
01 dezembro 2019

Comunidade

27 setembro 2021
27 setembro 2021

Contactos

CCVA Lisboa

Rua Guiné, 21 A - R/C
2685-336 PRIOR VELHO
Portugal
+351 21 843 72 00
+351 93 750 75 20