Artigos

Conhecimento versus Descanso

Conhecimento versus Descanso

As crianças fazem perguntas sem fim. “Porquê? Para quê? Como? Quando?”
O ser humano tem um profundo desejo de conhecer e entender tudo.
Gastamos tempo demais a tentar descobrir porquê, para quê, como e quando. É isso que nos distingue do resto da criação. Os animais agem por instinto, os humanos agem pela sua capacidade analítica dada por Deus (apesar que muitos de nós nem sempre temos essa capacidade). Isso permite- nos decidir buscá-lO e entendê-lO.

No entanto, esta capacidade é um perigo. Achamos que se soubermos tudo, podemos encontrar a segurança que tanto buscamos.
Todos enfrentamos situações dolorosas, coisas que parecem não fazer sentido, que não nos conduzem a nada de bom. Temos medo porque não compreendemos.
Quão bom seria se ”vivêssemos por fé e não por vista” (II Coríntios 5:7)
Muitas coisas são ao contrário do que entendemos ser o melhor. O descanso não é encontrado por procurar saber tudo, mas sim em confiar Naquele que tudo e tudo governa. Não é fácil nem automático alcançar esta posição.

Há momentos em que gostaríamos de saber o que não entendemos, no entanto, só encontraremos descanso em alguém que tudo sabe: Deus. Ele tudo sabe. Ele nos ama e pensa sempre no nosso bem. É Ele que governa a nossa vida.
Aquilo que não entendemos, devemos entregar-Lhe, pois Ele é a nossa paz.

Salmos 62:5-8: “Oh minha alma, espera somente em Deus, porque Dele vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação. É a minha defesa. Não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória. A rocha da minha fortaleza e o meu refúgio estão em Deus. Confiai Nele, oh povo, em todos os tempos. Derramai perante Ele o vosso coração. Deus é nosso refúgio.”

Artigos

18 maio 2020
01 dezembro 2019

Comunidade

27 setembro 2021
27 setembro 2021

Contactos

CCVA Lisboa

Rua Guiné, 21 A - R/C
2685-336 PRIOR VELHO
Portugal
+351 21 843 72 00
+351 93 750 75 20